14/01/08

É tão bom saber que:


 A combinação dos elementos climáticos num determinado lugar, durante um longo período de tempo, é determinante para a definição do clima. O Clima é determinante para que se possa desenvolver num determinado local uma paisagem vegetal, uma fauna e uma agricultura característica.

O clima é diferente do tempo pois este apesar de ser a combinação de fenómenos meteorológicos, mede-se num período de tempo pequeno.

Factores do Clima

Os factores do clima são agentes causais que determinam os elementos do clima, este últimos são os valores que combinando-se, caracterizam o clima de um lugar.

- Latitude – é a distância do equador ao ponto situado na superfície terrestre. Geralmente quanto mais longe do Equador, ou seja quanto maior a latitude, mais baixas são as temperaturas e vice-versa.
. Quando os raios de sol incidem num ângulo recto sobre a Terra, numa determinada área, as temperaturas ai são muito altas. À medida que nos afastamos do anel os raios incidem obliquamente, a quantidade de energia recebida é menor.
. O afastamento do equador traduz uma menor exposição diária ao sol, que depois depende das épocas do ano, os dias serem maiores ou menores.

- Altitude – é a distância entre o nível médio das águas do mar ao ponto da superfície terrestre na vertical. As temperaturas diminuem em cerca de 1º C em cada 150 m. Isto porque nas zonas mais altas, o ar é menos denso e portanto não retém tanto calor. Com o arrefecimento do ar, alcança-se o ponto de saturação, dando lugar à condensação de água e logo depois a precipitação.

- Posição face ao mar – O mar actua como regulador térmico, pois as superfícies dos oceanos aquecem e arrefecem mais lentamente que as massas continentais. Assim os lugares perto do mar não apresentam grandes mudanças de temperatura, isto é grandes amplitudes térmicas.
- Temperaturas – estas indicam a quantidade de calor ou frio que faz numa região. A temperatura depende essencialmente da radiação solar recebida num determinado local. Mede-se num Termómetro, na escala Celsius (º C). No caso da água pura o seu ponto de congelação é atingido aos 0º C e o ponto de ebulição aos 100º C. Na escala de Fahrenheit o ponto de congelação da água é aos 32º F e o de ebulição aos 212º F. Distingue-se assim os climas frios de quentes.

Precipitações – é a quantidade de água de chuva, neve ou granizo, que cai num determinado lugar. De acordo com a quantidade de precipitações temos climas húmidos, secos e áridos.
A nebulosidade está directamente relacionada com a precipitação. É também um factor do clima pois a nuvens não deixam passar todos os raios solares reflectidos pela superfície da terra e diminui a quantidade de calor que a crosta terrestre perde por irradiações. É por este motivo que nos dias de muita nebulosidade não faz tanto frio como nos dias com luz do sol.

- Ventos – é uma massa de ar em movimento que possui duas características principais, a velocidade e a direcção. A velocidade do vento mede-se com um Anemómetro (Km/h) e se este for superior a 117 km/h denomina-se Furacão.
A direcção do vento mede-se com cata-ventos que indicam os pontos cardeais. São os ventos que transportam de um lado para o outro massas de ar diferentes, que podem deixar calor por onde passam ou frio. Quando duas massas de ar muito distintas confluem uma com a outra pode dar-se origem a um furacão ou tufão.



A mudança climática global, verificada no século XX e intensificada nas últimas décadas, constitui uma ameaça sobre o homem e a natureza.

As alterações climáticas podem ter causas naturais ou causas humanas.

2 comentários:

Anónimo disse...

esta porreiro

Anónimo disse...

sta porreiro....